quinta-feira, 29 de maio de 2014

REVIVER - São Luís

São Luís, onde foi parar teu cheiro de terra molhada?
Onde foram parar teus becos e ruas de sobrados lisboetas?
Onde foram parar tua maresia, tua cor, tua vida?

Agora deste pra andar alagada por todos os cantos
Carros atropelando o tempo de quem corre contra o tempo todos os dias

A serpente que te assombra hoje, e há tanto tempo, eu diria
Tem nome e sobrenome
Tem casa, tem saúde, não passa fome.
Tem resquícios vivos de oligarquia.

São Luís, onde foi parar tua sanidade?
Onde foi parar tua poesia?
Onde foram parar os Leões tão bravamente fiéis, agora corrompidos, de teu palácio?

Agora deste pra ser terra improdutiva
Te falta amor, te falta água, te falta compaixão

A serpente que ronda teu subterrâneo já sugou todo o teu suor árduo de mais de 4 séculos de história
Ou 50 anos de solidão
Contamina teu solo
Circunda toda ilha com o objetivo central de sua cabeça:
Afundar a Jamaica Brasileira

Isolada, és Ilha do amor
Esquecida, és Ilha do amor
Abandonada, és Ilha do amor!

São Luís, onde foram parar os escritos de teu Gullar?
Onde foi parar teu magnetismo?
Onde foram parar teus sonhos, tua beleza tão pura, tua simplicidade tão exorbitante?

A serpente que corre por tuas esquinas
Não pode sugar teu sangue
Não pode sugar tua alma
Não pode sugar tua intrínseca, tímida, escondida vontade de ser Praia Grande
Tua saudade de ser Ilha do Amor
Tua necessidade de se(r) REVIVER

Daniela Dino
-
A minha cidade amada, que precisa de cuidados, de administração, de saúde, de segurança pública, de saneamento básico, de água, de comida. A minha cidade amada, tão bela, tão rica, tão fértil. A minha cidade amada, que representa todo um estado dilacerado, minha saudade, meu amor, meu desejo de REVIVER!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário